UFV tem 15 cursos avaliados com conceito máximo no Guia da Faculdade

Postado em 16/nov/2022

“A UFV se destacou no Guia da Faculdade, divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo, com 15 cursos avaliados com o conceito máximo, cinco estrelas, considerados, portanto, de nível excelente. Receberam esta cotação, do campus Rio Paranaíba, o curso de Ciências Contábeis, e do campus Viçosa os seguintes: Agronomia; Ciência e Tecnologia de Laticínios; Ciências Sociais – bacharelado; Cooperativismo; Educação Física – bacharelado e licenciatura; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia Florestal; Matemática – bacharelado e licenciatura; Pedagogia; Serviço Social, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Alguns cursos avaliados com cinco estrelas também se destacaram no ranking das áreas do conhecimento em Administração, Negócios e Serviços; Ciências Biológicas e da Terra; Ciências Exatas e Informática; Ciências Humanas e Comunicação; Saúde e Bem-Estar. Outros 46 cursos dos três campi foram considerados muito bons, recebendo o conceito de quatro estrelas.

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, a UFV aumentou em três o número de cursos com conceito máximo, já que, na edição do último ano, 12 cursos haviam alcançado cinco estrelas. O resultado é ainda mais expressivo ao ser constatado que, dentre mais de 17 mil cursos de graduação de instituições de ensino públicas e privadas avaliados no país, apenas 637 atingiram a nota máxima no Guia da Faculdade em 2022.

Outro fato relevante é que as instituições públicas de ensino superior concentraram 81% dos melhores cursos do Brasil. Este dado confirma a importância dos investimentos nessas instituições e a educação de excelência que a UFV oferece aos seus estudantes.

Sobre o Guia da Faculdade

Realizado pelo jornal O Estado de São Paulo, em parceria com a Quero Educação, o Guia é resultado de uma pesquisa de opinião sobre o ensino superior brasileiro. Participam do levantamento todas as universidades, centros universitários, faculdades e institutos cadastrados pelo Ministério da Educação que tenham pelo menos uma turma com alunos formados.

Os coordenadores dos cursos preenchem um questionário, informando as principais características das graduações. As respostas são avaliadas por mais de dez mil professores universitários voluntários, que analisam três quesitos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. As notas variam de um a cinco, com base na média simples dos três quesitos avaliados. Caso um curso não receba pelo menos quatro notas dos avaliadores, ele é considerado como “sem nota”.

Todas as informações podem ser conferidas no site do Guia da Faculdade.”