UFV está entre melhores universidades do mundo no QS ranking

Postado em 30/jun/2023

“A UFV foi classificada como uma das 1.400 melhores instituições de ensino superior do mundo na edição do QS World University Rankings de 2024. Apenas 35 universidades brasileiras aparecem no ranking e entre elas a UFV obteve destaque em vários quesitos, sendo a terceira melhor na área de Ciências Agrícolas e Florestais, atrás apenas da USP e Unicamp; a sexta que mais publica pesquisa (Elsevier Scopus), a sétima com mais estudantes internacionais e a nona na área de Ciências Biológicas.”A UFV foi classificada como uma das 1.400 melhores instituições de ensino superior do mundo na edição do QS World University Rankings de 2024. Apenas 35 universidades brasileiras aparecem no ranking e entre elas a UFV obteve destaque em vários quesitos, sendo a terceira melhor na área de Ciências Agrícolas e Florestais, atrás apenas da USP e Unicamp; a sexta que mais publica pesquisa (Elsevier Scopus), a sétima com mais estudantes internacionais e a nona na área de Ciências Biológicas.

Foto aérea do campus Viçosa da UFV. Vê-se parte da avenida principal, a biblioteca central, palmeiras e um dos alojamentos.

No ranking, que avaliou quase 3 mil instituições de 104 países e foi divulgado pela consultoria global de ensino superior QS Quacquarelli Symonds na terça-feira (27), a UFV aparece na 86ª posição na América Latina, subindo cinco colocações em comparação com a última avaliação, na qual a instituição havia ficado em 92º lugar. Entre as latino-americanas a Universidade é ainda a segunda melhor de Minas Gerais, atrás apenas da UFMG.

Foram avaliadas para o ranking as seguintes categorias: reputação acadêmica e de empregabilidade, citações por faculdade, proporção de professores por aluno, qualificação de docentes, citação por artigo/trabalho e impacto na web.

Para esta edição, o QS ajustou a ponderação de alguns indicadores e fez ainda alterações na metodologia com a criação de três novas métricas: sustentabilidade, inserção no mercado de trabalho e rede internacional de pesquisa.

O ranking pode ser conferido em www.topuniversities.com.”

Acesso: 30/06/2023