UFV está entre melhores do mundo no ranking Xangai 2023

Postado em 30/ago/2023

UFV é 2ª melhor de Minas e 10ª entre as federais brasileiras

No levantamento da Academic Ranking of World Universities (ARWU), conhecido como ranking Xangai, a UFV foi classificada como a segunda melhor de Minas Gerais, a 10ª entre as federais brasileiras, a 13ª de todas as universidades do país e está entre as 900 melhores universidades do mundo. A avaliação contou com mais de 2.500 instituições de ensino superior e apenas 18 instituições do Brasil estão no ranking, todas públicas, sendo que somente a UFV e a UFMG representam o estado.

Na divulgação da ARWU, realizada na última semana, a UFV ficou ainda na seguinte classificação global de áreas acadêmicas: 101-150, em Agricultural Sciences e Food Science e Technology; 201-300em Veterinary Sciences; 401-500 em Biotechnology.

Para o reitor Demetrius David da Silva, estar nesse seleto grupo em que apenas 18 instituições brasileiras foram classificadas como as mil melhores do mundo, sendo a maior parte delas localizadas nos grandes centros e com o número muito maior de estudantes, técnicos e professores, demonstra o quanto as ações desenvolvidas na UFV são de qualidade e o quanto a comunidade universitária tem se empenhado para oferecer ensino, pesquisa e extensão de excelência.

O ARWU considera os seguintes indicadores na avaliação: qualidade da educação e do corpo docente, número de trabalhos publicados em revistas de alto impacto e desempenho per capita da instituição. A Universidade de Harvard foi classificada como a melhor do mundo, enquanto, no Brasil, a mais bem avaliada foi a Universidade de São Paulo. Todos os dados podem ser conferidos em www.shanghairanking.com.

Acesso: 30/08/2023