UFV está entre as melhores universidades do mundo e é a 16ª do país

Postado em 29/abr/2022

“A UFV integra novamente a lista das duas mil melhores universidades do mundo. No Center for World University Rankings (CWUR) 2022/2023, divulgado esta semana, a Universidade Federal de Viçosa ocupa o 919º lugar e, quando o assunto é pesquisa, ela está na 874ª posição. Para o ranqueamento, foram consideradas 19.788 instituições.

No Brasil, a UFV subiu mais um degrau e é a 16ª melhor instituição de ensino superior do país. Nos rankings anteriores, ela estava em 17º. Em Minas Gerais, a UFV segue como a segunda do estado, ficando atrás apenas da UFMG.

Os números do CWUR dos últimos três anos revelam pequenas variações nos posicionamentos da Universidade em alguns quesitos que, na média, não trazem alterações significativas na sua pontuação final que, este ano, ficou em 70,7. Este resultado é decorrente de levantamentos relacionados à educação, empregabilidade de ex-alunos, corpo docente e pesquisa. Os indicadores trabalhados pelo CWUR não dependem do envio de informações pelas instituições; eles são determinados e coletados pelo próprio Center for World University Rankings, cuja sede está localizada nos Emirados Árabes.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Guedes, considera o resultado bastante positivo, levando-se em conta, especialmente, as dificuldades decorrentes dos frequentes cortes orçamentários e da pandemia de covid-19. “O posicionamento da UFV no contexto internacional vem se mantendo estável nos últimos três anos, o que é uma distinção, uma vez que somos uma instituição de médio porte.  Apesar da boa classificação, ainda há muito a avançar”.

De acordo com o CWUR, a Universidade de São Paulo (USP) segue como a primeira do Brasil. Já a norte-americana Harvard University continua liderando a classificação mundial.”

Fonte: Divulgação Institucional
Acesso em 29/04/2022