UFV está entre as 10 melhores universidades federais e tem o curso de Agronomia nº 1 do país

Postado em 16/nov/2023

“A UFV melhorou a sua classificação geral no Ranking Universitário Folha (RUF), tornando-se a 14ª melhor entre as 203 universidades públicas e privadas avaliadas. Ela também teve seu curso de Agronomia considerado o melhor do país, é a terceira instituição em inovação e a 10ª em ensino.

A edição de 2023 foi divulgada nesta segunda-feira (13) e trouxe avanços ainda na pontuação geral da UFV, que passou de 86,84 para 87,15 (no total de 100 pontos) e subiu em quatro indicadores em comparação com a última classificação do RUF, realizada em 2019. A Universidade passou de 15ª para 14ª colocação na classificação geral, de 4ª para 3ª em Inovação, de 11ª para 10ª em Ensino, de 14ª para 12ª em Pesquisa, e de 49ª para 38ª em Internacionalização. Apenas no quesito Mercado, houve uma queda, passando de 56ª para 65ª colocação.

Além do ranking geral de instituições de ensino superior, é feita a avaliação dos mais de 18 mil cursos presenciais oferecidos nas 40 carreiras de maior demanda no país. Nesta lista, o curso de Agronomia da UFV é o primeiro dentre todos avaliados. Estão entre os dez melhores também os cursos de Medicina Veterinária (4º), Biologia (6º), Engenharia Ambiental (8º) e Nutrição (9º).

Para o reitor Demetrius David da Silva, os resultados refletem a qualidade e o potencial de toda a comunidade acadêmica da UFV, mesmo diante de tantos desafios enfrentados nos últimos anos. “É motivo de grande orgulho estarmos entre as dez melhores federais, ainda mais por sermos uma Universidade que se situa fora dos grandes centros”, destaca. Ele lembra também que a UFV já é referência em ensino, pesquisa e extensão e agora, cada vez mais, se consolida no quesito inovação, como foi evidenciado pelo próprio RUF, já que aparece na terceira colocação entre todas as avaliadas.

Sobre o RUF

Suspenso na pandemia, o ranking retornou após quatro anos e nesta nona ediçãoavaliou as universidades a partir de cinco indicadores: pesquisa científica, internacionalização, inovação, qualidade do ensino e avaliação do mercado de trabalho.

Ao todo, são 18 componentes, que, juntos, somam 100 pontos. A mais bem classificada é a que recebe maior pontuação. A USP, por exemplo, primeira colocada na lista geral, atingiu 98,85. Os dados que compõem os indicadores são levantados diretamente pela Folha em bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, do Inep-MEC (Censo da Educação Superior e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e de agências estaduais e federais de fomento à ciência.

Dentre os componentes, há duas pesquisas nacionais de opinião realizadas pelo Datafolha com empregadores e professores. O ranking completo pode ser conferido em ruf.folha.uol.com.br/2023.”

Acesso: 17/11/2023