UFV é segunda de Minas, 13ª do Brasil e 16ª na América Latina no Top 10.000 Scientists

Postado em 04/out/2021

“A UFV novamente está entre as melhores da América Latina. Desta vez, a sua qualidade foi evidenciada por 115 pesquisadores que estão no ranking Top 10.000 Scientists, divulgado pelo AD Scientific Index. Com o número de cientistas da instituição destacado, a UFV conquistou a segunda colocação em Minas Gerais, a 13ª no Brasil e a 16ª na América Latina, como demonstrado pela publicação que considerou 186 países de todo o mundo, 11.700 universidades e quase um milhão de acadêmicos.

O AD Scientific Index é o primeiro e único estudo que mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de cientistas baseados em valores do índice i10, índice h e pontuações de citação no Google Scholar. Vale lembrar que o índice i10 representa o número de publicações com no mínimo dez citações de um pesquisador. Já o índice h é o resultado do equilíbrio entre o número de publicações e o número de citações de um pesquisador. Por exemplo, se o índice h de um pesquisador é 50, significa que ele tem pelo menos 50 artigos publicados, cada um deles com pelo menos 50 citações.

Assim, o ranking considerou que o alto número da utilização de artigos como referências para outros autores demonstra o valor e a extensão da contribuição dos pesquisadores do ranking para a comunidade científica. A classificação foi feita a partir de 12 áreas: Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura; Negócios e Gestão; Economia; Educação; Engenharia e Tecnologia; História, Filosofia e Teologia; Direito e Estudos Jurídicos; Medicina e Ciências da Saúde; Ciências Naturais; Ciências Sociais e Outros.

Ao todo 453 instituições latino-americanas aparecem no ranking, sendo que, no Brasil, 7.656 cientistas foram destacados. Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Raul Guedes, ter 115 pesquisadores da Universidade entre os citados “representa um resultado consistente com o que temos observado nos rankings internacionais tradicionais, no que se refere à projeção da UFV”. Ele ressaltou, ainda, que a instituição estar entre tantas universidades brasileiras de porte significativamente maior e com mais docentes só evidencia a qualidade da UFV e o potencial dos seus pesquisadores no cenário internacional. 

Todas informações do ranking podem ser conferidas em www.adscientificindex.com, que fornece, além de dados globais, números por continentes incluindo África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina e Oceania. A lista com os 10 mil pesquisadores da América Latina considerados pode ser conferida no arquivo anexo.”

Fonte: Divulgação Institucional
Acesso: 04/10/2021