UFV amplia número de cursos com cinco estrelas no Guia da Faculdade

Postado em 30/out/2023

“Mais quatro cursos da UFV foram considerados excelentes, recebendo cinco estrelas no Guia da Faculdade, divulgado pelo jornal Estadão na última segunda-feira (23). Na edição de 2022, 15 cursos da Universidade haviam sido avaliados com o conceito máximo. Este ano, foram 19, o que colocou a UFV entre as instituições com maior percentual de cursos cinco estrelas.

Do campus Viçosa, elas foram para: Agronegócio; Agronomia; Ciência e Tecnologia de Laticínios; Cooperativismo; Dança–Licenciatura; Educação Física–Licenciatura; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia de Agrimensura e Cartográfica; Física–Licenciatura; História–Licenciatura; Matemática–Licenciatura e Bacharelado; Medicina Veterinária; Nutrição; Pedagogia; Química–Bacharelado; Secretariado Executivo Trilingue e Zootecnia. Do campus Florestal, o Guia deu cinco estrelas para o curso de Engenharia de Alimentos.

Outros 45 cursos (de bacharelado e licenciatura) dos três campi foram avaliados como muito bons, ficando com quatro estrelas. Muitos, inclusive, se destacaram no país e em Minas Gerais nas áreas de conhecimento consideradas pelo Guia: Administração, Negócios e Serviços; Artes e Design; Ciências Biológicas e da Terra; Ciências Exatas e Informática; Ciências Humanas e Comunicação; Saúde e Bem-Estar.

Sobre
O Guia da Faculdade foi criado, em 2018, em uma parceria do Estadãoe a empresa paulista Quero Educação. Ele utiliza a metodologia “avaliação por pares” para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação são convidadas para fazer parte. Depois de se cadastrarem, elas indicam todos os cursos que estão recebendo novos alunos.

O coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário para apontar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. O preenchimento não é obrigatório; a decisão de participar fica a critério do coordenador.

Apesar de não ser uma avaliação oficial, a pró-reitora de Ensino da UFV, Cristiane Baquim, considera muito positivo que os cursos da instituição figurem entre os melhores do país no Guia, que é utilizado como fonte de informação por estudantes do ensino médio na hora de fazerem suas escolhas para a educação superior. “Ser uma referência contribui para esta escolha, uma vez que possibilita que jovens de todo o país conheçam a excelência da nossa Universidade”.”

Acesso: 30/10/2023