UFV alcança nota máxima no recredenciamento institucional do MEC

Postado em 31/out/2023

“A Universidade Federal de Viçosa obteve o conceito máximo, nota 5, na Avaliação de Recredenciamento Institucional, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). O resultado, liberado nesta segunda-feira (30), reflete um avanço em relação à última avaliação, realizada em 2009, em que a Universidade recebeu nota 4.

O processo avaliativo da equipe designada pelo Inep aconteceu virtualmente entre os dias 25 e 27 de outubro e envolveu um diagnóstico detalhado em torno de cinco eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão e infraestrutura. Além da análise de documentos e relatórios, a comissão de avaliadores realizou uma visita virtual à UFV e conduziu reuniões/entrevistas com representantes da comunidade universitária nos três campi: Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

“Embora estivéssemos certos de que a nota da UFV não poderia ser outra, tendo em vista a excelência que envolve todas as áreas de nossa instituição, este resultado é motivo de muita alegria e deve ser comemorado por toda a comunidade acadêmica”, destacou o reitor Demetrius David da Silva. Ele agradeceu o empenho de todos os envolvidos no processo de recredenciamento institucional e destacou o excelente resultado como “fruto de um esforço coletivo, não apenas das equipes de gestão, mas de todos os professores, técnicos, estudantes e colaboradores da Universidade”.

Agradecimento também feito pela pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim, que ressaltou o engajamento de toda a comunidade universitária frente às demandas que o processo interno de organização, conduzido pela PRE, exigiu dos setores da Universidade. “Ficou evidente, para nós, o comprometimento de todos com o recredenciamento e a preocupação coletiva de apresentar à comissão avaliadora a excelência da UFV em todas as suas áreas de atuação”, disse a pró-reitora.

Para Cristiane, “a nota 5 reflete os muitos avanços da UFV em diversas áreas e mostra como a Universidade se comportou em relação a ela mesma nos últimos anos, superando desafios e aprimorando suas práticas para manter a qualidade do ensino e o seu compromisso social”.”

Acesso: 31/10/2023