Melhor curso de Direito do país é da UFV, segundo Enade. Seis cursos ficaram com nota máxima

Postado em 01/nov/2023

“O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta terça-feira (31), os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Dos 10 cursos de graduação da UFV avaliados neste ciclo, seis do campus Viçosa obtiveram conceito máximo 5: Administração, Direito, Secretariado Executivo, Ciências Contábeis, Jornalismo e Serviço Social.

O ótimo resultado vem acompanhado da excelente notícia de que o curso de Direito ficou em primeiro lugar na classificação geral, sendo considerado o melhor do país na área. Três outros cursos do campus Viçosa também ficaram entre os 10 melhores: Ciências Contábeis (3º), Administração (4º) e Secretariado Executivo (4º). Em comparação ao último ciclo avaliativo, de 2018, o curso de Jornalismo (campus Viçosa) ampliou sua pontuação de 4 para 5 e o de Ciências Contábeis (campus Rio Paranaíba) de 3 para 4.

Obtiveram nota 4 os cursos de Administração, do campus Florestal, Ciências Econômicas, do campus Viçosa, e Ciências Contábeis, do campus Rio Paranaíba, que também teve seu curso de Administração avaliado, recebendo o conceito 3.

Sobre o Exame
O Enade tem por objetivo avaliar os cursos e as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação. Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, ele é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico.

Em 2022, foram avaliados os cursos de bacharelado das áreas de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo. Também participaram da avaliação os cursos superiores de tecnologia das áreas de Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Todos estão vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame.

Este ano, serão avaliados os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao Ano I do Ciclo Avaliativo. Dentre esses cursos estão: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Zootecnia, Agronegócio e Gestão Ambiental (tecnólogo). O exame será aplicado em 26 de novembro.”

Acesso: 1°/11/2023