Curso de Educação Infantil é avaliado com conceito máximo pelo MEC

Postado em 04/set/2023

“O curso de graduação de Educação Infantil, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, passou pela avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC), visando à renovação de reconhecimento, e conquistou o conceito 5. A avaliação contou com uma comissão composta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC, que analisou três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura.

Durante a visita, foram realizadas análises de documentos, reuniões com órgãos da UFV, dirigentes, professores e estudantes, além da apresentação da história de criação do curso e de toda a organização curricular e da estrutura física, destacando os laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano.

Para a coordenação do curso, no ano em que completa 20 anos de criação, receber esse reconhecimento é uma conquista valiosa, somando-se ao fato de agora ser abrigado por seu próprio Departamento. Foi destacado ainda que são muitos os desafios, mas que o trabalho coletivo e o apoio institucional têm sido os diferenciais para a “oferta de um curso pioneiro, de qualidade e que mantém compromisso com a sociedade”.

Também neste ano, o curso de Letras Português-Francês conquistou a nota máxima (5) do MEC na avaliação para renovação de seu reconhecimento. Além da formação no âmbito da licenciatura, o curso está à frente de diversos projetos de extensão para a promoção da pluralidade linguística e cultural entre membros da comunidade universitária, estudantes das escolas públicas de Viçosa e região e a comunidade externa da Universidade.”

Acesso: 04/09/2023