CPA-UFV conclui a elaboração do Questionário de Autoavaliação Institucional do VI Ciclo e dará início à pesquisa junto à comunidade universitária

Postado em 05/ago/2020

Conforme metodologia definida pela CPA-UFV, a pesquisa junto à comunidade universitária constitui a segunda das três etapas do VI Ciclo de Autoavaliação Institucional. Assim, a CPA-UFV se dedicou, nos últimos meses, à elaboração do questionário de autoavaliação institucional, com a participação dos membros das Subcomissões de Avaliação dos Campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. As discussões se basearam no questionário aplicado no V Ciclo e nas informações e sugestões coletadas durante as entrevistas realizadas com gestores da UFV, na primeira etapa do VI Ciclo, em 2019.

A aplicação terá início em 24 de agosto de 2020, por meio da ferramenta Google Forms. Para acessar o questionário, os participantes deverão utilizar o e-mail institucional @ufv.br. Foram realizados testes para definição do formato do questionário, que contaram com a participação de representes do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O questionário contempla as dez dimensões de atuação institucional, dispostas no art. 3° da Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e será apresentado em duas partes. A primeira delas abordará as dimensões 2 – Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão e 7 – Infraestrutura Física; e, a segunda, as dimensões 1 – Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional, 3 – Responsabilidade Social da Instituição, 4 – Comunicação com a Sociedade, 5 – Políticas de Pessoal, 6 – Organização e Gestão da Instituição, 8 – Planejamento e Avaliação, 9 – Política de Atendimento aos Discentes e 10 – Sustentabilidade Financeira.

Os participantes terão a opção de responder a segunda parte, tão logo terminem de responder a primeira ou, se preferirem, poderão fazê-lo em outro momento.

Desde já a CPA-UFV convida todos a participarem da pesquisa, num esforço coletivo para melhor compreensão dos anseios da comunidade universitária, na identificação dos pontos fontes e fracos da instituição, que poderá fomentar a gestão universitária e contribuir para o aprimoramento da educação superior.