Comissão Própria de Avaliação conclui o V Ciclo de Autoavaliação Institucional da UFV

Postado em 13/nov/2018

A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Viçosa (CPA-UFV) disponibilizou, em sua página na internet, o relatório da segunda etapa e o relatório da etapa final do V Ciclo de Autoavaliação Institucional da UFV. No site também estão disponíveis o relatório da primeira etapa desse ciclo, assim como relatórios dos ciclos anteriores.

Vale resgatar que o V Ciclo de Autoavaliação Institucional foi realizado em três etapas. Na primeira delas, ocorrida em 2015 (Relatório 2016), realizou-se a pesquisa com aplicação do questionário. As questões abordaram eixos temáticos determinados na legislação vigente, compreendendo dez dimensões de desempenho institucional, quais sejam: (1) Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; (2) Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; (3) Responsabilidade Social da Instituição; (4) Comunicação com a Sociedade; (5) Políticas de Pessoal; (6) Organização e Gestão da Instituição; (7) Infraestrutura Física; (8) Planejamento e Avaliação; (9) Política de Atendimento aos Discentes; e (10) Sustentabilidade Financeira.

A segunda etapa, ocorrida em 2016 (Relatório 2017), se refere ao acompanhamento, pela CPA-UFV, do processo de avaliação pedagógica dos cursos de graduação que é conduzido pela Comissão Permanente de Avaliação de Cursos, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ensino.

Já a etapa final, iniciada em 2017 (Relatório 2018), teve como foco a elaboração de relatório consubstanciado, relacionado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFV. Nesse relatório são evidenciados os desafios a serem superados pela Instituição e também são destacados os seus pontos fortes. Nele é possível constatar que a Universidade planejou Objetivos Institucionais e Metas Estratégicas em seu PDI 2018-2023 que convergem para a superação da grande maioria dos itens considerados como desafios.

Por outro lado, os sucessos comuns aos três campi da UFV corroboram o esforço institucional no cumprimento de sua missão, com os bons índices atribuídos à qualidade dos serviços prestados e à influência da UFV na qualidade de vida da população local.

A CPA-UFV destaca que a pesquisa de autoavaliação institucional contou com 3.745 participantes dos três segmentos da comunidade universitária, ou seja, discentes, docentes e servidores técnico-administrativos, o que equivale a 19,05% do universo de indivíduos dos três campi da UFV.

A comissão é composta por representantes dos segmentos acima mencionados e por representantes da sociedade civil organizada, tanto no Campus UFV-Viçosa, quanto em suas Subcomissões de Avaliação, nos Campi UFV-Florestal e UFV Rio Paranaíba.