Ações Institucionais

A CPA interage com a alta administração da UFV, no sentido de fomentar o planejamento institucional e de buscar respostas compatíveis com resultados negativos do processo de avaliação interna, seja por meio de ações já implementadas, planejadas ou em andamento. Conheçam a seguir alguns exemplos dessas ações:

O Capivarão, nome do ônibus circular, escolhido pela própria comunidade universitária, proporciona melhor distribuição do público dos restaurantes universitários no horário de almoço, contribuindo para a diminuição das filas. O serviço é gratuito e, para utilizá-lo, basta apresentar a carteirinha de estudante ou a identidade funcional.
Essa ação responde a anseios da comunidade universitária que avaliou negativamente as filas dos Restaurantes Universitários do Campus Viçosa no V e VI Ciclos de Autoavaliação Institucional. Já no VII ciclo, a avaliação foi positiva.


A ciclofaixa contempla a Av. P. H. Rolfs, entre as Quatro Pilastras e o início do trecho novo, logo após o Restaurante Universitário II. Ela facilita a mobilidade urbana e o deslocamento da comunidade universitária, bem como permite maior fluidez no trânsito.
Assim, as condições de deslocamento para ciclistas no Campus Viçosa, avaliadas com conceito ruim (NPS = -0,13) no VI Ciclo de Autoavaliação Institucional, receberam conceito muito bom (NPS = 3,44) no VII ciclo.


A administração da UFV fez a maior reforma já realizada na história das Unidades de Moradias Estudantis para atender melhor aos estudantes que dependem dessa assistência.
Essa ação institucional também atende a insatisfação dos discentes de graduação participantes das pesquisas de autoavaliação institucional. Itens como qualidade dos móveis e segurança, que antes recebiam conceitos negativos, foram avaliados positivamente na última pesquisa, em 2022/2023.

Conheçam também outras ações institucionais referentes aos desafios identificados por meio da autoavaliação da UFV: