Autoavaliação Institucional na UFV

A UFV deu início ao seu Programa de Avaliação Institucional por meio da Portaria nº. 309, de 8 de março de 1993, que designou uma comissão para elaborar um anteprojeto a ser apreciado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e pelo Conselho Universitário (CONSU).

Essa comissão ouviu membros da Administração Superior, da área Acadêmica, representantes de entidades e da comunidade, discutindo sobre a avaliação institucional e colhendo sugestões.

Foram 20 audiências que se revelaram importantes fontes de opiniões e informações acerca do modelo de avaliação e dos problemas que eventualmente poderiam surgir com a sua aplicação na UFV. Além disso, a comissão visitou a UNICAMP, USP, UFMG e UnB, para conhecer as experiências em andamento, bem como coletar novas literaturas e subsídios a respeito do assunto.

O relatório final da comissão foi a provado em reunião conjunta do CEPE e CONSU. Foi aprovada, ainda, por meio da Resolução Conjunta CEPE-CONSU nº 1/93, a criação da Comissão Coordenadora do Programa de Avaliação e Desenvolvimento Institucional da UFV (CADIV), constituída pela Comissão Executiva (COEX) e pela Comissão Consultiva (COMCUN). A COEX foi formada por quatro membros, conforme Portaria nº 1225/93, e a COMCUN, por 18 membros da comunidade universitária, segundo Portaria nº 1295/93.

A partir daí, a COEX buscou reunir os bancos de dados da Instituição, correspondentes ao primeiro ciclo de avaliação compreendido, inicialmente, entre 1989 e 1993 e, posteriormente, ampliado até 1994. Limitações de recursos instrumentais, físicos e humanos e a falta de uniformidade dos bancos foram os maiores obstáculos ao bom andamento dos trabalhos. Os maiores frutos do esforço desenvolvido de 1993 a 1995 foram a sistematização dos trabalhos pertinentes à avaliação, o início do processo avaliativo, as análises iniciais em interação com o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) e, também, a interação com a então Secretaria Geral de Planejamento da UFV, que passou a avaliar, conjuntamente com a COEX, novas sistemáticas de coleta de informações para a formação de bancos de dados adequados à avaliação. Foram também realizadas várias tentativas de validar os dados, experiência que teve reflexos positivos na continuidade do processo avaliativo.

Desde a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), por meio da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, a UFV passou a realizar ciclos bianuais de autoavaliação, coordenados pela Comissão Própria de Autoavaliação (CPA): I Ciclo: 2004-2006, II Ciclo: 2007-2008, III Ciclo: 2009-2010, IV Ciclo: 2011-2012.

CPA no Sala Especial da TV Viçosa

Endereço

Comissão Própria de Avaliação
Universidade Federal de Viçosa
Av. P. H. Rolfs, s/nº
36570-000 – Viçosa-MG
cpa@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress