Sobre a CPA-UFV

Desde a criação do Sinaes, as Instituições de Ensino Superior (IES) no país vêm sendo submetidas a um processo de avaliação formado por três componentes principais: avaliação da instituição, avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes. O processo de avaliação das instituições é coordenado pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA).

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFV foi instituída pela Portaria nº 128/2004 e renovada pelas Portarias 176/2005, 230/2009, 591/2011 e 800/2013.

Em 2015, a CPA foi recomposta por meio da Portaria 0654, de 1° de julho de 2015, e passou a contar com Subcomissões de Avaliação para os Campi UFV – Florestal e UFV – Rio Paranaíba. Além de um Presidente e um Vice-Presidente, a CPA é composta por membros da comunidade universitária (docentes, discentes e servidores técnico-administrativos) e representantes da sociedade civil organizada.

A CPA tem como função coordenar e articular o processo de autoavaliação nos três campi da UFV, tendo como principais objetivos produzir conhecimentos; averiguar o sentido do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição; identificar as causas dos seus problemas e deficiências; aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo; fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais; tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade; julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos; e prestar contas à sociedade.

Endereço

Comissão Própria de Avaliação
Universidade Federal de Viçosa
Av. P. H. Rolfs, s/nº
36570-000 – Viçosa-MG
cpa@ufv.br

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